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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

alimentação saudável

PREVENIR É A MELHOR OPÇÃO!

Prevenção da OBESIDADE: alimentação saudável e equilibrada. De que forma?

1. Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia;

2. Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (batatas), e raízes (mandioca) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e alimentos in natura;

3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das
refeições, e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana;

5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados, e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos;

6. Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou
margarina;Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas (pudins e tortas), etc;

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa;

9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, e evite as bebidas alcoólicas e o fumo;

Algumas sugestões/dicas para alcançar os objetivos:

a) Identifique os desencadeadores (“gatilhos”) da alimentação. Procure distinguir se o que sente é fome/gula ou compulsão. Viva as emoções ... não desconte nos alimentos!

b) Use uma lista durante as compras. Não faça compras em jejum ou com fome.

c) Preste atenção nos rótulos dos alimentos. Lembre-se que um alimento que não
contem açúcar, pode conter muita gordura.

d) Dê preferência as preparações assadas, cozidas ou grelhadas.

e) Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras: aveias, pães integrais, vegetais e frutas (com bagaço). As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol e auxiliam na perda de peso.

f) Procure realizar uma atividade nos horários de maior vontade de “beliscar”:caminhar, ir ao shopping, lavar o carro, sair com o cãozinho, ir à academia, andar de bicicleta, etc.

Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão associados diretamente com hábitos alimentares e equilíbrio nutricional.



Regina Corrêa – Nutricionista Clínica

Um comentário:

  1. hoje estava revendo esse post, importante para uma dieta sudável!

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EU ERA ASSIM...

EU ERA ASSIM...
pesava entre 55kg e 65kg que foi meu maior peso até então!

antes de engordar + - em 2000

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Bye Bye Gordura

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