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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Atividades física pós-operatório


 
Atividade Física pós-cirurgia Bariátrica

É de fundamental importância para os pacientes que passam por uma cirurgia bariátrica o encaminhamento à prática de atividades físicas, logo que estejam liberados pela equipe médica responsável. 

Esse prazo é de aproximadamente 30 dias após a cirurgia. O paciente deve realizar uma avaliação física completa, incluindo uma consultoria quanto ao tipo de atividade física mais indicada, bem como quanto à intensidade, volume e freqüência da mesma, esse é o ponto de partida antes de iniciar o seu programa de exercícios personalizados, respeitando as limitações e prioridades de cada paciente.

Entre as atividades mais indicadas estão:
1) hidroginástica, (principalmente nos primeiros 30 dias de liberação médica); 2) musculação (fundamental para o fortalecimento da massa muscular) e;
3) atividade aeróbia (indispensável para melhoria do sistema cardiopulmonar). 

Veja logo abaixo a importância e os benefícios de cada atividade! 


A hidroginástica é uma atividade aeróbia que procura respeitar a capacidade individual de cada aluno, proporcionando uma progressão adequada dentro do ritmo de cada um.
A água é um meio prazeroso e muito seguro, o corpo imerso está protegido pelas propriedades físicas características da água como:
Pressão hidrostática;
Melhora o retorno venoso;
Possui efeito massageador;
Proporciona uma diminuição da freqüência cardíaca;
Facilita a respiração;
Flutuação;
Proporciona a sensação de diminuição do peso corporal;
Diminui o impacto articular,
Apresenta menor risco de lesões;
Resistência muscular;Com a resistência da água o trabalho torna-se muito eficiente.


Qualquer pessoa independente da faixa etária ou condição física, tem plenas condições de optar pela hidroginástica, e desenvolver um excelente trabalho!!


A atividade na musculação tem como objetivo a manutenção ou o aumento do peso corporal magro (músculos) e a manutenção ou o aumento do índice metabólico de repouso, pois ambos são importantes para o sucesso de longa duração dos programas de controle do peso corporal.
Além disso, durante a vida adulta a pessoa que não exercita sua musculatura apresenta uma perda anual de massa muscular e para conter esta perda, só atividade resistida, mesmo que com carga leve. Neste ponto é importante explicar sobre a força, pois, quando é usada dificilmente entra em processo de declínio total, mesmo entrando nos 60 anos.
O treinamento de força combina alterações no sistema nervoso com alterações no tecido muscular. Trabalhando com a resistência muscular obtém-se ganhos em força, massa muscular e mobilidade articular, melhorando atividades no cotidiano, tornando-as mais funcionais e fáceis de serem executadas.  

Leia logo abaixo um texto que esclarece os benefícios do aumento da massa muscular: ALTERAÇÕES DA COMPOSIÇÃO CORPORAL COM O EXERCÍCIO

A atividade aeróbia para as pessoas em geral, promove benefícios quanto ao aumento da capacidade aeróbia, aumento da sensibilidade dos receptores à insulina, melhora do perfil lipídico (colesterol, HDL/LDL, triglicérides), melhora da auto-estima e aumento do gasto energético diário (auxiliando na redução do peso corporal quando associado a dietas hipocalóricas). A duração e a freqüência dos exercícios são estendidas para aumentar o gasto calórico, a soma de exercício moderado a um programa de restrição calórica (dieta) propicia vantagens na utilização da gordura, perda de gordura e gasto calórico, mesmo em indivíduos obesos. 
BENEFÍCIOS GERAIS COM A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES:

A atividade física pode aumentar :

Oxidação de gorguras
Número de vasos sanguíneos coronarianos
Tamanhos dos Vasos
Eficiência do coração
Eficiência da distribuição e do retorno de sangue periférico
Capacidade de transporte de elétrons
Capacidade fibrinolitica (dissolução de coágulo)
Conteúdo de oxigênio arterial
Células sanguíneas vermelhas e volume de sangue
Função da tireóide
Produção do formônio de crescimento
Tolerância ao estresse
Hábitos de vida prudentes
Prazer de viver
A atividade física pode diminuir :

Colesterol sérico e triglicérides
Intolerância à glicose
Obesidade, adiposidade
Viscosidade plaquetária
Pressao sanguínea arterial
Frequência cardíaca
Vulnerabilidade e disritmias
Reação excessiva e hormônios
Estresse psíquico

Fonte:http://www.dralcides.com.br/conteudo/pos_atividadefisica.htm

Um comentário:

  1. Pri...
    Ainda não operei, mas já faço caminhadas, 6 Km por dia!!!
    Prefiro atividades aeróbicas, mas pretendo fazer musculação depois da cirurgia...
    Beijos
    http://jujubelasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

EU ERA ASSIM...

EU ERA ASSIM...
pesava entre 55kg e 65kg que foi meu maior peso até então!

antes de engordar + - em 2000

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