ImageChef Custom Images

O INTUITO DO MEU BLOG É INFORMAR,TROCAR EXPERIÊNCIAS,IDÉIAS E CONTAR SOBRE MINHA TRAJETÓRIA.O BLOG SE REFERE A OBESIDADE,CIRURGIA BARIATRICA,EMAGRECIMENTO,AUTO ESTIMA,SAÚDE,BOA FORMA E AFINS.

SEJAM SEMPRE BEM VINDOS!
"...quero chamar a atenção de quem pretende emagrecer,tudo envolve uma verdadeira mudança de filosofia de vida, novas visões, novos objetivos, novos comportamentos."



"SEM ESFORÇO NÃO EXISTE RESULTADO"



"EU QUERO,EU POSSO,VOU CONSEGUIR"

use como um mantra...boa sorte!

SOBRE A CIRURGIA BARIÁTRICA:

O que é obesidade mórbida?
Como saber o grau de obesidade?
R: A obesidade é uma doença definida como excesso no acúmulo de gordura no corpo. Quando isso atinge grandes proporções, passa a ser considerado obesidade mórbida. Para quantificá-la, a maneira mais utilizada é o cálculo do Índice de Massa Corporal, IMC, que é obtido dividindo-se o peso (em quilos) pela altura elevada ao quadrado (em metros). Se o resultado for igual ou superior a 40, significa que esse paciente é portador de obesidade mórbida e precisa buscar orientação médica especializada. Mas é importante lembrar que, apesar de séria, a obesidade mórbida tem tratamento.

Em que casos a cirurgia bariátrica é indicada?
R: Há indicação cirúrgica para os pacientes obesos, já submetidos a vários tratamentos para perda de peso, com orientação médica, sem obter sucesso ou que voltaram a adquirir peso e que apresentem IMC igual a 40 ou maior. Pacientes com IMC entre 35 e 40, com comorbidades que se reduzirão com a perda de peso, também são candidatos à cirurgia.

O que são comorbidades?
R: Estudos demonstram que a obesidade tem uma forte associação com graves doenças, ou as chamadas comorbidades. As mais comuns são a hipertensão arterial, diabetes, coronariopatias (insuficiência cardíaca, angina e infarto cardíaco), artropatias (principalmente por sobrecarga de peso nos joelhos), psicopatias (depressão, isolamento social, etc.) e apnéia do sono, entre outras. São fatores que prejudicam a pessoa em suas tarefas do dia-a-dia e que acabam por dificultar e encurtar a vida do paciente obeso.

Como é a cirurgia bariátrica?
R: Existem hoje vários tipos de cirurgias bariátricas. A mais difundida e comumente realizada é a Fobi Capella, que consiste na redução do tamanho do estômago associada a um desvio do trânsito alimentar no intestino. Portanto, a perda de peso ocorre por meio de dois mecanismos: pela saciedade obtida com a ingestão de pouca comida e pela passagem mais rápida do alimento pelo intestino, impedindo que algumas propriedades sejam absorvidas. Normalmente essa perda de peso acontece no período de um a um ano e meio a partir da cirurgia, quando o peso começa a estabilizar.

A cirurgia bariátrica pode ser feita por videolaparoscopia?
R: Todas as técnicas cirúrgicas de obesidade podem ser feitas por meio de videolaparoscopia. Ou seja, o cirurgião utiliza uma câmera, introduz instrumentos milimétricos no abdome e, através de pequenas incisões, pode fazer a cirurgia. Por não sofrer cortes profundos, há menos dor e sangramento, menor chance de infecção e menor tempo de internamento/recuperação. Mas os princípios utilizados são os mesmos dos procedimentos abertos e produzem resultados semelhantes.

Existem riscos na cirurgia da obesidade?
R: Infelizmente não existem cirurgias sem riscos, e a bariátrica não é diferente. O risco é semelhante ao de qualquer outra cirurgia de grande porte, mas deve ser considerado, principalmente porque a pessoa obesa, em geral, já possui alterações respiratórias, circulatórias e cardíacas. Todavia, é fundamental lembrar que a obesidade mórbida em si já é causadora de muitos riscos ao paciente, ou seja, o risco cirúrgico muitas vezes é inferior ao que o paciente corre em continuar obeso.

A cirurgia é reversível?
R: Sim, as cirurgias podem ser revertidas, mas não são realizadas com esse objetivo, mesmo que tecnicamente seja possível. Para se reverter uma cirurgia bariátrica é necessária outra cirurgia de igual ou até maior porte que a primeira. Portanto, a pessoa precisa estar bem consciente da sua decisão e por isso é fundamental a participação da equipe multidisciplinar tanto no pré como pós-operatório.

Como passa a ser a alimentação do paciente após a cirurgia?
R: Em um primeiro momento, a dieta alimentar será basicamente líquida, evoluindo aos poucos para uma dieta normal. Com o tempo, o paciente poderá se alimentar normalmente, porém em quantidade menor e mastigando muito bem o alimento, para evitar transtornos e dores. No início não se deve tomar refrigerante, pois o gás poderá causar sensação de mal-estar, além de ocasionar náuseas e vômitos. Com o tempo, orienta-se optar pelos lights. Como os líquidos são absorvidos mais facilmente, as bebidas alcoólicas, além de embebedar mais depressa, são geralmente muito calóricas e colaboram para a recuperação do peso eliminado. Os doces e as gorduras podem ser usados com moderação. Vale lembrar que não há milagres para emagrecer: as cirurgias são muito eficientes e podem ser duradouras, mas dependem principalmente da mudança de hábitos do paciente.

É necessário o uso de vitaminas após a cirurgia?
R: Em geral, a suplementação de vitaminas é necessária para repor alguns nutrientes que o organismo passa a ter dificuldade em absorver pelo desvio do intestino. Isso será orientado pelo médico endocrinologista. O paciente que realiza a cirurgia da obesidade deverá para sempre ser acompanhado por esse profissional, que monitorará a perda e a manutenção do peso e corrigirá possíveis alterações que possam acontecer, portanto cabe a ele a prescrição dos suplementos vitamínicos quando necessário.

Pode-se engravidar após a cirurgia bariátrica?
R: Sim, é perfeitamente possível engravidar, mas é necessário esperar pelo menos um ano depois da cirurgia, e que a paciente não deixe de receber acompanhamento endocrinológico, evitando problemas como deficiências de vitaminas e ganho excessivo de peso na gravidez.

É necessária a realização de cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica?
R: Muitas vezes, uma grande perda de peso pode causar flacidez, por isso alguns pacientes necessitam de cirurgia plástica. O que só poderá acontecer após um ano, com a autorização da equipe médica e avaliação especializada do cirurgião plástico.

Quanto tempo após a cirurgia o paciente poderá voltar a realizar atividades físicas?
R: Cabe ao fisioterapeuta e ao educador físico, integrantes da equipe multidisciplinar, orientar o retorno das atividades físicas. Isso deve acontecer em cerca de 30 dias após a cirurgia e irá auxiliar a perda de peso e evitar a flacidez. Obviamente, o paciente recentemente operado não poderá realizar qualquer tipo de atividade física e isso deve ser muito bem orientado, evitando problemas futuros. Em nossa equipe, os fisioterapeutas realizam um trabalho personalizado para cada paciente, com programa de exercícios monitorados pela freqüência cardíaca, com o uso de pesos, chamado de atividade contra-resistida.

Como a pessoa que necessita de cirurgia deve agir?
R: Deverá procurar um médico capacitado que possa lhe encaminhar para uma avaliação completa com profissionais de diversas áreas médicas e que irão, em conjunto, concluir se a cirurgia é o tratamento mais indicado. Durante a avaliação essa pessoa deverá freqüentar as reuniões da equipe para tirar dúvidas, conhecer outras pessoas que já foram submetidas à cirurgia e ouvir suas histórias. Toda a equipe multidisciplinar participa dessas reuniões, proporcionando, assim, a troca de informações e experiências entre os pacientes operados, profissionais de saúde
e pessoas que necessitam de cirurgia ou de outros tratamentos da obesidade.

Equipe do cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Paulo Nassif,especializada em Cirurgia Bariátrica, esclarece as dúvidas mais comuns sobre o procedimento, suas indicações e o pós-cirúrgico.


FONTE:http://www.evangelico.org.br/huec/index.php?option=com_content&view=article&id=206%3Acirurgia-bariatrica-pelo-sus-no-evangelico&catid=49%3Ainformahuec&Itemid=27&limitstart=1

EU ERA ASSIM...

EU ERA ASSIM...
pesava entre 55kg e 65kg que foi meu maior peso até então!

antes de engordar + - em 2000

CONFIRA:

Loading...

VÍDEOS INTERESSANTES::

Loading...

EU RECOMENDO:


Bye Bye Gordura

Postagens populares